domingo, 28 de novembro de 2010

Lá na cidade Maravilhosa.....

Estava acompanhando as notícias e opiniões sobre a ação conjunta entre policiais e forças militares nas favelas do Rio de Janeiro.
Acredito que a ação policial seja necessária sim, mais não creio que seja a solução. Existem diversos aspectos do crime organizado e do tráfico de drogas que precisam ser analisados.

- A histórica omissão do Estado como garantidor da vida e da liberdade das famílias moradoras do morro. Estado presente significa garantia de educação, cultura, esporte, sáude, segurança. Não invasão policial.

-Os aspectos específicos do crime organizado. Cada grupo possui sua própria "jurisdição", "religião" regras sociais além do Estado e diferentes umas das outras. Nenhuma ação que eu tenha visto até hoje buscou conhecer e estudar esses aspectos subjetivos de tais grupos.

- A problemática do tráfico de drogas exterioriza-se nas comunidades mais pobres, onde a violência surje como resultado de tal problema. Isso por que em tais grupos hiposuficientes a violência é a única "arma" que possuem. A base do tráfico de drogas é mais em baixo. Antes do traficante existe um mandatário, que tem com arma grandes riquezas, que não aparece e nem é procurado.

- A corrupção de nossos policiais, que me levam a pensar que o grande problema não é só o despreparo ou condições de trabalho e sim o porque de estarem ali. Muitos são os policiais concurseiros, que não estão em seus serviços por ideais de heroismo ou bem à sociedade e sim pelo dinheiro, isso , torna qualquer um corruptível.

Analisando bem, a base desses problemas é em sua maioria fruto da política economica capitalista, uma política excludente que associada a outras formas de dominação que se concentram desde as bases de nosso direito penal até a ação midiática, faz com que haja um verdadeiro fascismo social, para usar a expressão de Boaventura de Souza Santos.

Como diria o sambista: "O morro não tem vez... mais olhem bem vocês, quando derem vez ao morro, toda a cidade vai cantar!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário