quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Rio Grande, até quando esperar?

"...com tanta riqueza por ai onde é que está? cadê nossa fração?"

Desde que o polo naval ressurgiu em nosso país através da política de soberania nacional do governo Lula, Rio Grande tem vivido um grande crescimento, além disso, temos o 2º maior porto brasileiro em termos de cargas.
São muitos os investimentos que a cidade vem atraindo como a construção de dois shoopings centers, uma filial da subway e outra da Mc. Donalds. Sem falar de todo crescimento advindo da Universidade Federal do Rio Grande, como o Oceanário Brasil que fará de nossa cidade um polo ainda maior na área oceanográfica e turística.
Rio Grande é a cidade do tinha, do já foi, do teve...

Rio Grande teve o primeiro clube de futebol do país!
Hoje não temos nenhum grande destaque nem no futebol gaúcho, falta incentivo aos nossos clubes.
Rio Grande teve a primeira biblioteca pública do Estado!
Hoje está completamente jogada, sem nenhuma política de valorização.
Rio Grande teve a primeira banda marcial do país!
Hoje as bandas que temos reclamam da falta de apoio.
Rio Grande tem a maior praia do mundo e o balneário mais antigo do Estado!
Hoje, o Cassino está completamente abandonado no inverno, negocia-se a doação de áreas para empresas privadas na câmara de vereadores, nossa praia é tomada por uma lama que "ninguém consegue explicar" e não recebemos nenhum investimento turístico, como por exemplo um parque aquático. Sem falar que os moradores vivem o constante terror de ter suas casas assaltadas.
Rio Grande possuía ao menos 7 salas de cinema e teatros...
Hoje, nosso teatro municipal, o único, raramente recebe uma peça teatral. Hoje, só temos duas salas de cinema.
Nossa cidade não tem um plano de mobilidade urbana eficaz. Uma única empresa domina o serviço, a passagem é uma das mais caras do estado, rótulas são 'pensadas" e construídas em qualquer lugar, só há uma rota de entrada e saída e essa rota fica engarrafada. (Des) integração de linhas recebe o nome de integração tarifária, e muitas pessoas tem morrido atropeladas na RS-734 e a solução que se acha não são passarelas e sim mais rótulas e faixas de pedestres em uma via de trânsito intenso. Ah, aqui estudante deixa de ser estudantes à partir da meia noite, nos domingos, feriados e nas férias, pois perdemos nosso direito ao meio passe nesses períodos.
Aqui, hospital só existe no centro da cidade. A zona oeste da cidade é completamente abandonada nesse sentido (e em outros também). Somos a última cidade do ranking gaúcho em termos de investimento em saúde.
Apenas dois bairros da nossa cidade são regularizados, os outros não. Planejamento urbano e regulação fundiária não são temas muito debatidos.
Mas, outros temas são. Por que Rio Grande é a cidade do "se fala".
Aqui se fala em cemitério pra cão, em árvore de Natal gigante, em homenagem à ditador militar...
Até quando vamos esperar? A riqueza ta ai, o crescimento ta ai, e o desenvolvimento não aparece.
Eu quero rio-grandino trabalhando no polo naval, mais ainda, quero jovens rio-grandinos trabalhando no polo naval. Eu quero ser estudante sempre. Quero mobilidade urbana. Saúde e condições de vida em todos os bairros. Quero que a riqueza fique aqui na cidade, com nossos trabalhadores, para que junto com eles os comerciários também cresçam. Quero políticas públicas para mulheres e para jovens.
Repeti várias vezes "Rio Grande" no texto. Mas é pra lembrar de nosso nome: Rio GRANDE. Amo essa cidade e quero ela grande de novo. Para todos. ;)



Um comentário: