terça-feira, 24 de maio de 2011

Sinuca e Machismo.

Eu e minha amiga chegamos ao bar Rosa Mistica, colocamos uma ficha na mesa de sinuca e começamos a conversar. Conversávamos sobre projetos artísticos, sistema carcerários, feminismos, gênero, cultura popular e mais algumas coisas que surgiam em nossa chuva de idéias. Conversávamos empolgadas, uma empolgação visível, também falávamos enfaticamente. Nesse meio tempo um engraçadinho resolveu fazer um comentário do tipo: "Calma, sem violência" !!?? Como assim violência? Ah, claro, mulheres cheias de idéias que falam enfaticamente só podem ser violentas. Também outro ser com uma simpatia exacerbada resolveu perguntar se queriamos que ele nos pagasse um cerveja. ??!! Não tinhamos a menor intimidade para que ele nos perguntasse isso, mas, ao que parece, toda mulher que se encosta em um balcão só pode estar esperando que um homem qualquer pague algo pra ela. Como se não pudéssemos pagar algo para nós mesmas. Bom, chega nossa hora de jogar e os homens em volta daquela mesa começam a dar risadinhas. Eu jogo, e erro. Pela regra da sinuca, quando alguém erra uma bola, a bola do adversário cai. Na hora eles disseram que a bola não deveria cair. !!?? Pera ai! Por que somos mulheres precisamos de facilidades? Ser mulher é algum tipo de doença que nos torna débeis até para jogar um jogo besta como a sinuca? O jogo seguiu esse clima até o fim e era óbvio que perderíamos. Então, eles resolveram fazer piedade e inventar de derrubar duas bolas nossas, que não deveriam cair. Ganhamos, aparentemente.
Que fique bem claro. Ganhar não nos tornaria mais ou menos mulheres! Pelo contrário, se eles perdessem para duas mulheres sem darem facilidades, com certeza sentiriam sua masculinidade abalada.
Esse foi apenas mais um caso de machismo que eu e minha amiga sofremos Eu e minhas amigas passamos por muitos. As mulheres vivem o machismo constantemente.
Acordemos amigas! Não somos mais evoluidas como alegou o reitor da nossa universidade, mais somos iguais, apesar dos estigmas patriarcais que nos cercam!
Lugar de Mulher é em todo lugar! Na presidência e também na mesa de sinuca. =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário