segunda-feira, 23 de maio de 2011

Filosofia Tripartida sobre as maneiras de ler a vida.

Há que diga que basicamente são duas as formas de se ver a vida: uma é pessimista , a outra é otimista.
O pessimista enxerga sempre o pior de tudo, então para um pessimista, cada mínimo detalhe é uma catástrofe. Um recado estranho em um mural de facebook significa traição, o aquecimento global é o fim do mundo, ideologias não existem e o mundo todo conspira contra ele.
O otimista utópico por sua vez vê tão somente o bem, em tudo, sem filtros. O recado estranho no mural do facebook do amado é apenas de uma amiga dengosa de mais nas palavras, o aquecimento global é história de cientista para dar audiência para a Discovery, todos os seres humanos realmente possuem ideais e lutam tão somente por eles e o mundo é multicolorido, cheio de amigos e pessoas que querem tão somente o bem.
Essa é a teoria dualista. Porém, podemos destacar mais um forma de se ler a vida, essa é mais aceitas por aquelas pessoas classificadas como felizes.
Essa forma é o do otimista realista. Com ela, fechamos a filosofia tripartida.
O otimista realista é aquele que não enxerga tão somente o bem, mais sabe que para que tudo termine BEM a unica coisa necessária são suas atitudes e escolhas, afinal, nada é por essência e sim por um conjunto de escolhas e fatores externos. Para ele, o recado estranho é apenas um recado sem importância pois o que importa é a forma como ele tratará o amado e fará com que ele fique cada vez mais apaixonado, afinal, tudo está muito perfeito e diante disso os outros são os outros. O momento oportuno de esclarecer as coisas chegará. O aquecimento global é uma triste realidade decorrente de anos de descaso com o meio ambiente e de uma nova sociedade de consumo, a partir disso acredita-se que mudando a forma de consumo, produção e apostando nas energias renováveis o planeta terá salvação. As ideologias existem, no coração de poucos mais existem. O que falta é cultivo, incentivo, pessoas dispostas a fazer os ideais renascerem. Para esse tipo de otimista, o mundo é um conjunto de fatores bons e ruins e como as coisas de desencadearão dependerá somente dele. Tudo ficará bem, basta saber viver. Escolher bem o que será motivo de estresse e o que não será, preocupar-se com as próprias atitudes. Afinal, só quem pode colocar algo a perder em nossas vidas somos nós mesmos. E o medo de ser enganado, iludido, tem que se transformar em coragem. Coragem de ser feliz! Afinal, como dizia Nietzsche, a felicidade é carregada de uma grande dose de ilusão.


Esse texto não possui nenhum embasamento teórico além de uma mente pouco criativa, um pouco de samba, um pacote de bala mentos e alguns acontecimentos vividos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário