segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Saudosismo (1) Vila Maria

Sempre que olho da janela do ônibus da FURG o lugar onde vivi os melhores anos da minha infância, toda nostalgia possível toma conta de mim e me torno mais saudosista do que o comum.
Lembro do Thiago e do "Teteu" pequenos. Das tardes de megadrive e um tempo depois supernintendo. Dos bonequinhos dos power rangers, hércules, xena e cavaleiros do zodíaco. Do balanço de corda na oficina do tio e do cheiro de tinta de carro. Da única vez que brigamos e do castigo dado pela minha tia. Do caminho de terra entre a minha casa e a casa dos meus tios, e de quantas vezes eu ia com os dedinhos entrelaçados esse caminho todo torcendo para que os guris estivessem em casa ou que a piscina de Mil Litros estivesse armada no verão.
Época boa de ser criança. Lembro do "coléginho" Dr. Anselo Dias Lopes, da tia Rose no jardim, da tia Teresa na segunda série. Lembro da Letícia Alvarenga, minha melhor amiga e dos outros coleguinhas de classe, como o André que hoje namora a Fernanda, e o Pedro que era o "meu menininho"
A Simone de Beauvouir diz em sua auto-biografia "Balanço Final" que a infância é o período mais importante para a formação do sujeito. A infância que tens não é determinista sobre o que serás, como nada na verdade é, mas, de todos os períodos de formação do indivíduo é o mais importante, onde mais transformações e descobertas ocorrem. Para se compreender como sujeito é imprescindível remontar a esse período de nossas vidas.
Agradeço à minha infância, ela foi boa. Muito boa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário