segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Hino ao Brasil

Esse fim de semana foi marcado por muita luta e mobilização. Participei da II Conferência Estadual de Juventude e da Conferência Estadual do PCdoB. Muito para falar das duas atividades, mas, vou focar em um só momento.
Dante Barone com cerca de mil militantes comunistas, lotado, juventude em pé com bandeiras em mãos.
À minha frente, na mesa, todos aqueles que considero heróis. Renato Rabelo, Assis Melo, Manuela D´ávila, Adalberto Frasson, Raul Carrion.... dentre outros... a Cora anuncia, vamos ouvir o Hino Nacional.
O hino começa, e um pensamento me vem à cebeça.
Bom, antes de continuar detalhando o momento, tenho que explicar que esse papo de ficar retinho, ouvir o hino e não bater palma por reverência e bla bla bla, nunca me contentou. Sempre cantei o hino, mesmo que me olhassem de forma estranha...
Voltando, um pensamento me surgiu: Sei que aqui todos cantarão.... e sei que todos baterão palma...
Todos cantaram... as vozes comunistas eram mais altas do que o próprio hino. No momento lacrimejei. Foi um daqueles momentos em que tu pensa: esse é meu lugar, essa é minha gente. Sentimento de pertencimento, de nacionalismo. Amor!
Titi olha pra mim e pro resto da piazada e faz o gesto: batam palma...
Agora a militância cantava e ainda ritmava o hino com as palmas, minha deputada lá de cima olhava e sorria, não sei o que a Manu pensava, mas, na hora me pareceu que o sentimento era o mesmo que o meu....
Na hora em que se canta "verás que um filho teu não foge à luta" as vozes ecoaram mais alto e os punhos se ergueram. "Nem teme quem te adora a própria morte..."
O hino finalizou, palmas, muitas palmas... a juventude cantava: "Eu sou brasileiro, com muito orgulho com muito amor"......
Pensei novamente: isso é ser comunista, é amar o Brasil....
Em nenhum outro lugar me senti tão brasileira, em nenhuma outra gente vi o que vi lá....Em seguida, a Manu fala mais ou menos assim:
"Por que só a ordem e o progresso não nos serve, amamos o Brasil, e por isso cantamos o hino, e por isso batemos palmas"




Nenhum comentário:

Postar um comentário