sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

O aumento da passagem na capital e a "vanguarda" no interior.

Esse último mês têm sido tenso em nossa capital Porto Alegre. A administração pública quer subir o preço da passagem de ônibus e a população se revoltou com razão.
Sim, a população lançou campanha na internete, via twitter, também pediu audiência pública e tudo isso ta ganhando uma certo prestigio politico, o que não está errado.
Só que essas coisas todas me fazem lembrar de toda a briga pelo transporte coletivo de qualidade que há em nossa cidade. De quantos atos, passeatas e audiências ja não tivemos sobre esse assunto. Em termos de falta de respeito no transporte coletivo Rio Grande é vanguarda, em termos de mobilização popular também.
Esse ano a briga foi contra a (des) integração do transporte público. Sim, linhas de ônibus extintas, necessidade de aquisição de cartão da Mais, criou-se um caos no transporte para depois se responder: Mais agora vc pega dois ônibus e paga um! Mais, pera ai, antes nós pegávamos um só !
Sim, a população foi pra rua. E a UJS se uniu a essa causa. Eu estava la, eu vi. Fomo às ruas, camaradas apanharam no primeiro dia, depois recorremos ao diálogo que é sempre o melhor caminho, fomos enrolados pelo nosso senhor prefeito.
Pedimos audiência pública, eu estava la no momento e fiz com que nossos treze vereadores se comprometessem na frente de um plenário lotado que estariam do nosso lado. Se comprometeram, mais não cumpriram, mostrando pro povo quem realmente são e levando ovos por cima. Tudo isso aconteceu, o jornal do estado mostrou e até mesmo a mídia nacional.
Tudo aqui, nessa pequena cidade chamada Rio Grande. Aqui, a briga pela melhoria do transporte coletivo foi no meio do ano, não conseguimos acabar com a integração, mais esse ano não tivemos o rotineiro aumento de passagem.
Também pudera, aqui o povo botou medo em quem ta la em cima.
Tudo em Rio Grande, vejam só, essa cidade sem aparente importância além de seu porto.
Espero que Porto Alegre continue seguindo nosso exemplo e não desista da luta. Sim, é possível congelar o preço da passagem, mais com muito estudante, trabalhador, organizações politicas e sociais na rua!

Hasta La Victoria Siempre Companheiros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário